"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























terça-feira, 15 de novembro de 2011

VIDAS & OBRAS: Santo Alberto Magno, bispo, Doutor da Igreja, +1280


Perceba-se só esta invejável figura - eu acho e porque acho aqui o lembro. No entanto, quem e quantos o conhecem ou ouviram falar dele? Pois, destes HOMENS & SENHORES não reza a história, sim aquela que...

Foi, sem dúvida, um dos maiores sábios de todos os tempos. Não dominava apenas, como Mestre, a Filosofia e a Teologia, mas também estendia seu saber às Ciências Naturais. Foi físico e químico, estudou astronomia, meteorologia, mineralogia, zoologia, botânica, escreveu livros sobre tecelagem, navegação, agricultura. Tão assombroso acumular de ciência não o impediu, porém, de ser um piedoso e exemplar dominicano.  
Nomeado Bispo de Regensburg, mostrou-se Pastor zeloso e exemplar; mas, logo que pôde, pediu e obteve dispensa das funções episcopais e retornou à sua cela de monge humilde e sábio. Foi chamado o "Doutor Universal". Tão boa árvore não poderia deixar de dar bons frutos. Assim, não terá sido por acaso, que os célebres S. Tomás de Aquino http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino e o nosso médico Pedro Julião de nome secular e João XXI http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_XXI, o único papa português de sempre, mais conhecido por Petrus Hispano - Pedro Hispano - como gostava de assinar os seus livros escritos, naturalmente, em latim) foram seus discípulos e, entre si, colegas. A que maior honraria puderá aspirar um mestre como aquela de ter, como discípulos e ainda mais famosos, tão ilustres personalidades?  

Sem comentários:

Enviar um comentário