"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LIVROS&LEITURAS: vários

As pedras de tropeço nos Evangelhos
Uma antologia comentada de 140 passos evangélicos que podem causar algum choque. Por exemplo: «Se alguém vem a mim e não odeia o seu pai, a sua mãe (…) e até a própria vida, não pode ser meu discípulo» (Lucas 14,26); «Não acrediteis que Eu vim trazer a paz à Terra; vim trazer não a paz, mas a espada!» (Mateus 10,34). Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/as_pedras_de_tropeco_nos_evangelhos.html
"A Igreja em diálogo com o mundo"
«Os órgãos de comunhão, participação e corresponsabilidade ainda não atingiram, em muitas comunidades cristãs, o grau de exigência que proporcione não só a coordenação da vida pastoral mas sobretudo a reflexão acerca da cultura circundante e suas correntes dominantes, pelas quais se pode ou não propor uma autêntica inculturação da fé», escreve D. João Lavrador, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais no seu livro, de que apresentamos dois excertos. Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/a_igreja_em_dialogo_com_o_mundo.html
"Onde diabo está Deus?"
Disse à minha mãe que, se alguém me conseguisse provar que Deus, na noite anterior, se sentou, no Céu, e pensou consigo «preciso de mais uma quadriplégica, e Tracey serve, pelo que vamos provocar um acidente de automóvel para que isso aconteça» – se aquilo fosse a vontade de Deus –, então deixaria o sacerdócio, os Jesuítas e a Igreja. Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/onde_diabo_esta_Deus.html
"Cantar a vida! - Homilias de um bispo de todos e para todos"
No prefácio, D. Gilberto Reis acentua que as homilias revelam «um bispo, semeador incansável da Palavra de Deus, em todas as situações e lugares, e de o fazer em ligação forte com a vida, denunciando e abrindo caminhos de esperança, mesmo contra a corrente e sem medo. Um bispo que com a sua vida dá autoridade àquilo que diz e que, assim ele mesmo se torna palavra viva». Leia um excerto. Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/cantar_a_vida_homilias_de_um_bispo_de_todos_e_para_todos.html
"Mapas de fé - Dez exploradores religiosos, de Newman a Joseph Ratzinger"
«Um teólogo de renome apresenta dez grandes pensadores que tentaram abrir caminhos novos para o discurso sobre a fé cristã, num tempo em que o Cristianismo aparece, cada vez mais, como estranho à cultura»: este é o ponto de partida do livro "Mapas da fé - Dez exploradores religiosos, de Newman a Joseph Ratzinger". Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/mapas_de_fe.html


 

Sem comentários:

Enviar um comentário