"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























quinta-feira, 26 de julho de 2018

EFEMÉRIDE/COMEMORAÇÃO/RECORDAÇÃO: "DIA dos AVÓS"

Hoje é dia vinte e seis de julho, memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora e, por isso, avós de Jesus. Santa Ana e São Joaquim, que já estavam com idade avançada, mas nunca desistiram de seu sonho de serem pais. Pouco se conhecia sobre os avós de Jesus, até o século II quando foram descobertas escrituras provenientes de Tiago e no século IV, textos atribuídos a Mateus. Nestes textos descobriu-se que os pais de Maria chegaram a mudar de cidade, após Joaquim ser humilhado em público pelo casal não ter filhos. Mas após não desistirem de sua Fé, um anjo apareceu a Joaquim e simultaneamente a Ana, em locais diferentes, anunciando que a graça seria concedida!
Antes da visita do anjo, Ana, orava com Fé pedindo a graça da maternidade e se comprometeu consagrar o bebê a Deus. Quando o anjo apareceu anunciando que ela iria gerar uma criança, as esperanças do casal foram renovadas e a profecia do anjo se cumpriu. Segundo a tradição cristã, no ano 20 a.c, nascia uma linda menina que recebeu o nome de Miriam, que em hebraico, significa “Senhora da Luz”. Na tradução para o latim ficou “Maria”. Após o nascimento de Maria Santíssima, ela foi apresentada ainda menina no Templo de Jerusalém para ali ser educada a servir ao Senhor. Com todo amor, zelo, cuidado, o casal Joaquim e Ana criaram Maria, na certeza de que sua missão seria de profunda importância na terra. Maria recebeu deles uma educação religiosa, aprendeu o respeito à Deus e aos seus planos, por isso vamos fazer também, para que todos aprendam a escutar mais e beber da sabedoria dos mais experientes.
Muitos papas já se manifestaram sobre a importância dos avós de Jesus e dos mais experientes na vida dos mais jovens. Bento XVI falou da importância dos avós para as famílias católicas e reforçou o quanto os avós podem ser e na maioria das vezes são a certeza do afeto e da ternura que todo ser humano precisa dar e receber. O Papa Francisco afirmou que os jovens têm obrigação de escutar e aprender com os seus avós. Segundo ele “esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado”! - Pe. Marcelo Rossi.


"Quando o nosso olhar aprende a arte da gratidão, reconhecemos como a nossa vida é formada e moldada pela presença daqueles que nos precederam." - P. Luís Providência sj

Mais AQUI e AQUI.

LIDAR COM OS MAIS IDOSOS É LIDAR COM EXPERIÊNCIAS, HISTÓRIAS, ENSINAMENTOS E CONSELHOS. TUDO ISSO REPLETO DE ATENÇÃO, CARINHO E AMOR.








Sem comentários:

Enviar um comentário