"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

ESPIRITUALIDADE: Curso CER "ESPIRITUALIDADE E ORAÇÃO II"

Antes de nos reunirmos logo, desejamos mostrar-vos o Menu desta refeição deliciosa em que o prato forte será a Oração, e que iremos saborear juntos durante três semanas.
Então, caríssimos senhores e senhoras, o Menu para nossa degustação é o seguinte:
 
“Senhor, como estás longe e oculto e presente! Oiço apenas o ressoar do teu silêncio que avança para mim e a minha vida apenas toca a franja límpida da tua ausência. Fito em meu redor a solenidade das coisas como quem tenta decifrar uma escrita difícil. Mas és Tu quem me lês e me conheces. Faz que nada do meu ser se esconda. Chama à tua claridade a totalidade do meu ser para que o meu pensamento se torne transparente e possa escutar a palavra que desde sempre me dizes.”
Sophia de Mello Breyner Andresen
A confiança cristã e a originalidade da oração cristã, não é a omnipotência de Deus mas a omnipresença de Jesus!

A nossa esperança não é que Deus pode tudo, mas que Deus pode connosco.
Jesus Vivo e Activo no meio de nós, eis Deus em acção!
A nossa confiança não é que Deus possa o que Ele quiser,
mas que ele possa em nós e nos queira bem!
Jesus Vivo e Activo no meio de nós, eis Deus em acção!

O Espírito de Deus é o Espírito com que Jesus está a fazer as coisas,
o Espírito Santo é o Espírito em que Jesus está connosco.

Repito: não a omnipotência de Deus, mas a omnipresença de Jesus,
aí está o específico da Oração cristã.

Em todas as tradições religiosas,
a Oração é normalmente uma forma de vencer uma distância,
entre Deus e o Ser Humano.

Mas para os cristãos,
a oração é reagir a uma proximidade, é o acolhimento de uma presença.
Esta é a novidade da Oração no Espírito Santo, como lhe chama o NT,
que “reza em nós”,
porque nós não sabemos como e que se faz isso ou “que palavras usar”…

Envolvidos numa Presença, apanhados por uma influência…
porque a Oração não é técnica humana mas iniciAtiva do Espírito Santo,
“o amor de Deus derramado nos nossos corações”.

Ontem à noite andámos sempre no bairro dos evangelhos, conhecendo as gentes, fazendo perguntas, lembrando histórias, recolhendo testemunhos. Todos vão dar mais ou menos ao mesmo quando perguntamos nos evangelhos sobre a Oração de Jesus: era a explicação dele! É aí, e só aí, que uma vida daquelas se explica...
E nesse bairro a dar para o mundo que são os evangelhos, encontrámos ainda grafitado na parede grande da entrada a "senha" que dá acesso a um futuro novo: "Rezai por aqueles que vos fazem mal!" (Mt 5, 44) Quem diria que uma das frases mais revolucionárias da história das nações, fosse um mandato de oração!
A segunda semana do nosso Curso CER está já começada. Agora temos dias, até à próxima segunda-feira, para andarmos a mastigar estas coisas dos últimos dois serões.
A Oração de Jesus, a Oração em Nome de Jesus, os Apelos à Oração no Novo Testamento, a Arte da Oração de intimidade, ou Adoração, e alguns Mestres que nos podem ensinar. Foi este o nosso percurso nas duas primeiras noites desta semana.

E, para continuar a dar-lhe voltas...
_______________

Ninguém durma! Estamos de pé à porta, porque o Senhor está ao pé da porta!


“Meu Deus, esta época é demasiado dura para gente frágil como eu.
Mas sei igualmente que, a seguir a este, outro tempo virá.
Gostava tanto de continuar a viver para transmitir
nessa nova época da história
toda a humanidade que guardo dentro de mim,
apesar de tudo aquilo com que convivo diariamente.

Essa é também a única coisa que podemos fazer para preparar a nova estação:
prepará-la já dentro de nós.

E, num certo sentido, experimento já leveza por dentro,
absolutamente sem nenhuma amargura,
e sinto enormes forças de amor em mim.

Gostava tanto de continuar a viver para ajudar a preparar
o novo tempo que há-de vir, de certeza.
Não o sinto eu já crescer dentro de mim todos os dias?"




Etty Hillesum, linhas de Oração escritas num "campo de concentração" nazi.
Estes dois últimos serões do nosso Curso CER são sobre temas, métodos e pistas de oração, depois de termos andado antes pelos fundamentos. Vimos dos alicerces! Chegamos agora à parte da casa que começa a ver-se, aos lugares mais cimeiros, onde habitamos de verdade.

Fica de ontem este texto litúrgico do séc. II,
uma das Odes de Salomão (13),
usada para o Baptismo.
"O Senhor é o nosso espelho.Olhai-vos nEle, abri nEle os vossos olhos,vede nEle como é o vosso rosto!Elevai um louvor ao Seu Espírito,e tirai do vosso rosto o que está sujo;amai a imagem dElee revesti-vos delae ficareis semelhantes a Ele!Alelu’Ya"
 
O que eu visto é um par de calças.
O que faço é viver.
A minha maneira de orar é respirar.
Meu Deus, comunico melhor contigo respirando.” (T.M.)

Foi com estas linhas rezadas por Thomas Merton que começámos, há três semanas, o Curso ESPIRITUALIDADE E ORAÇÃO II. Entre Tanto, passaram-se seis serões de conversa daquelas que ficam entre as membranas do coração.
Acabei ontem à noite a sexta conversa com outras linhas de oração do mesmo Thomas Merton, grande mestre de espiritualidade no séc. XX. A abrir e a fechar a memória da Respiração, a lembrança da oração como respiro da vida, e o desejo de que tudo isto que fizemos, afinal, seja apenas o convite entregue para uma relação cada vez mais familiar e terna com Jesus. Precisamos de Redenção, de mão que nos levante. Está connosco a Direita de Deus! Algum dia aprenderemos a aninhar-nos na concha doce da sua vinda.


“Desde o berço, ó Cristo, eu te conheci em toda a parte,e , mesmo pecando,em Ti caminhava e sabiaque eras o meu mundo:foste a minha França e a minha Inglaterra,os meus mares e a minha América:foste a minha vida, o ar que respiro.” (T.M.)

A refeição começará a ser servida pontualmente às 21.30h, pelo que pedimos a vossa presença uns minutos antes.

P'la gerência,
o mordomo Rui Santiago cssr

Sem comentários:

Enviar um comentário