"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

EFEMÉRIDE/COMEMORAÇÃO/RECORDAÇÃO: NATAL

Que Natal nos espera? Depende de quem esperámos
Sim, muitas e diferentes podem ser as esperas, e a sua natureza e qualidade determina o acolhimento que reservamos ao Messias que vem e a bênção que dele recebemos. A cada ano o tempo do Advento interpela-nos sobre a nossa espera vigilante e a cada ano o Natal surpreende-nos com a inefável misericórdia de Deus. Para saber mais, clicar AQUI.
Pai Natal ou Menino Jesus?
Se o Menino envolto em faixas e deitado numa manjedoura for definitivamente substituído pelo velhinho de vermelho no seu trenó de renas voadoras, não nos teremos tornado menos religiosos ou menos crentes. Mas sim, infelizmente, menos humanos. Para saber mais, clicar AQUI.
Nicolau, o santo cristão a quem vestiram de Pai Natal
Do século IV até à atualidade. A leitura da sua generosidade evoluiu até ser criada a figura que distribui presentes. Para saber mais, clicar AQUI.
O que é Deus?
Como naqueles dias, Ele também põe-nos de joelhos ao mesmo tempo que nos convida a contemplar as estrelas. Ele aponta para a eternidade e ajuda-nos a discernir qual é a estrela que vale a pena seguir. Para saber mais, clicar AQUI
Sermão laico de Natal
Começaria o meu sermão assim: «O Natal de hoje faz-me pensar naquelas ânforas romanas que às vezes os pescadores retiram do mar com as redes, todas cobertas de conchas e incrustações marinhas, que as tornam irreconhecíveis. Para reencontrar a sua forma é preciso remover todas as incrustações.» Para saber mais, clicar AQUI
Natal em Aleppo: Da escuridão à luz
O trabalho de remoção dos escombros prossegue, as estradas estão mais limpas, aumentou o trânsito, reabriram algumas oficinas. «Algumas coisas estão a mexer, mesmo se muita gente continua sem trabalho e são muitíssimas as crianças órfãs de guerra ou abandonadas que descobrimos nos meses a seguir à unificação da cidade.» Para saber mais, clicar AQUI.
Natal em Pequim: Das maçãs às missas controladas
Dar uma maçã no Natal tornou-se um gesto popular entre os cristãos de Pequim. Os padres George, de uma comunidade católica clandestina, e Aloysius, de uma comunidade oficial, descrevem algumas das características mais marcantes do Natal na capital da China. Para saber mais, clicar AQUI.
De Job, a Jesus: Natal, génese e prova do bem
Como provamos, como saboreamos o absoluto do bem neste Natal? Como Deus, Job e Maria, percebendo o absoluto do bem presente em tudo, mesmo no Satã, ou somos como este, sempre incapazes de olhar o bem, olhando que estamos o nosso invejoso umbigo? Para saber mais, clicar AQUI.
Os filmes clássicos e modernos que nunca esqueceram o Natal
Um roteiro dos filmes que vale a pena rever ou descobrir. Dos estúdios de Hollywood às grandes cinematografias europeias, dos artifícios mais ou menos musicais do cinema clássico às proezas digitais dos modernos desenhos animados, os filmes nunca esqueceram o Natal. Muitas vezes, propondo variações familiares sobre as suas componentes tradicionais; noutros casos, inspirando-se em factos verídicos para celebrar o espírito natalício - entre as muitas possibilidades cinéfilas, aqui fica um roteiro de filmes que vale a pena rever ou, se for caso disso, descobrir. Para saber mais, clicar AQUI.
Filmes para a família e outras propostas neste Natal
Todos os anos, no Natal, o cinema reveste-se de festa, apresentando nas salas filmes aguardados e geralmente de grande envergadura. Este ano o menu cinematográfico é particularmente rico e diversificado, com propostas adaptadas a cada tipo de público. Para saber mais, clicar AQUI.
História de um Natal diferente
O Natal, na sua versão comercial, é uma história muito sentimental, cheia de paz, de amor e de anjinhos rechonchudos, tocando harpa e cantando hossanas. Mas não foi assim há 2017 anos… Para saber mais, clicar AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário