"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























terça-feira, 19 de março de 2019

LIVRO&LEITURA: “Procura-se amigos e lavadores de pés”

“Procura-se amigos e lavadores de pés” é o novo livro do cardeal Seán O’Malley, próximo do papa Francisco, que o colocou à frente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores e o incluiu no restrito grupo cardinalício criado para pensar as reformas da cúria romana. Prefaciada por D. José Tolentino Mendonça, a obra do prelado norte-americano, atualmente arcebispo de Boston, e que desde há mais de 40 anos tem estabelecido contactos e afetos com a comunidade portuguesa nos EUA, vai ser lançada este mês pela Paulinas Editora. O franciscano capuchinho propõe um texto «polvilhado de humor carregado de condimentos bem reais e humanos, da irrisão das coisas do dia a dia, o que o torna agradável à leitura, mas interessante ao entendimento das coisas sérias do mundo». Para saber mais, clicar AQUI.
Pré-publicação: “Procura-se amigos e lavadores de pés”
A palavra ao cardeal Seán O'Malley, no contexto da sua missão como presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores: «Na minha vida, eu nunca tinha ouvido a palavra pedofilia. Mas, em 1992, fui nomeado bispo de Fall River, no Estado de Massachusetts, também conhecida como a décima ilha dos Açores. Fui enviado para lá pouco depois de ter rebentado um escândalo terrível porque um sacerdote, o padre James Porter, um pedófilo «em série» tinha abusado e violado centenas de crianças. Estou muito grato por ter tido a oportunidade de ouvir pessoalmente cada pessoa e suas famílias, cujas vidas foram devastadas pelo abuso sexual por parte do clero. Para mim era incompreensível que esse problema pudesse ter ficado oculto por tanto tempo». Para saber amis clicar AQUI.
«O humor também converte»: D. Tolentino Mendonça escreve sobre novo livro do cardeal Seán O’Malley
«Quando contactamos com a pregação do cardeal Seán O’Malley – que este maravilhoso livro que o leitor tem entre mãos testemunha bem – há um elemento que chama a atenção: a sua aposta é também ajudar-nos a converter, mas o instrumento escolhido é o humor. E isso mostra a dimensão, a originalidade e a finura da sua sabedoria. Não se trata daquele humor inofensivo e singelo que se repete pacatamente como um cliché. É um humor que diverte, sim, mas que dá vertigens, perfurando o timbre acomodado das nossas certezas; questionando as nossas injunções sonâmbulas; abalando a nossa boa consciência; removendo os chavões a que reduzimos tantas vezes a experiência religiosa.» Para saber mais clicar AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário