"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























sexta-feira, 22 de março de 2013

MÚSICA: VIVA o REI...



e com ele, toda a MÚSICA AFRICANA de onde, de resto e como é sabido, a música negra norte-americana, concretamente o jazz e o blues, nasceram e beberam. O tráfico de escravos que necessariamente passou por Cabo Verde e deixou "rasto", deu nisto - não estou a justificá-lo, entendamo-nos, mas tão somente a minha costela africana a falar mais alto.



Música Africana, a Mãe de toda a boa música, a dos SIXTIE'S concretamente e cujos expoentes máximos foram os tais de, "THE BEATLES" -  haverá quem ainda tenha dúvidas? Para quem ainda as tenha e muitas, hoje quando se comemora o 50º aniversário do lançamento do seu primeiro álbum ou LP, o "Please Please Me" (http://www.youtube.com/watch?v=W42ZEUvqh-s), ei-los:



No entanto e já agora, a minha música preferida, a Top One como se diz na gíria, aquela capaz de me provocar o estremeção espinha acima e a emoção cara abaixo sempre que a oiço. Como diria Ortega y Gasset,  o homem é o homem e a sua circunstância. Ora esta circunstância eu a experienciei na carne, no espírito e na época, a Guerra do Ultramar, vulgo Guerra Colonial:
Adriano Correia de Oliveira e a Menina dos Olhos Tristes de Reinaldo Ferreira http://pt.wikipedia.org/wiki/Reinaldo_Ferreira_(filho)

 

Hey Jude - The Beatles e (I can't get no) Satisfaction - The Rolling Stones, ocupam os demais dois lugares do pódio.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário