"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LEITURA: Humanizar a sociedade

«A doutrina da Igreja é confirmada pela legislação civil e tudo é orientado para uma ação conjunta de libertação e integração na sociedade portuguesa. São exemplos que podem assegurar como houve preocupação de referir as situações periféricas e sair dos mundos habituais e suscitar maior diálogo para um caminho dum verdadeiro humanismo que afeta todas as categorias de pessoas. Gostei de verificar a referência ao voluntariado e ao papel dos avós. Duas áreas que apresentaria como espaços concretos da responsabilidade que cada um deve assumir». Enquadrar a Doutrina Social da Igreja com o pensamento moderno e como resposta a problemas concretos é um dos objetivos do livro “Humanizar a sociedade – Responsabilidade de todos, contributo dos mais vulneráveis”, de Georgino Rocha, recentemente lançado pela Editorial Cáritas. Apresentamos um excerto do prefácio, assinado por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, organismo responsável pelas instituições de ação de social da Igreja católica, onde a Cáritas Portuguesa se inclui.
Mais em:

Sem comentários:

Enviar um comentário