"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























quarta-feira, 15 de março de 2017

FILME&CINEMA: "Eu, Daniel Blake" & "Moonlight"

«Apoiado pelas grandes qualidades artísticas do realizador», o inglês Ken Loach, o filme «retrata um homem no fim da sua vida que coloca de lado o seu próprio sofrimento para estar ao serviço de uma família desafiada pela marginalização e pobreza», refere a SIGNIS, Associação Católica Mundial para a Comunicação. O protagonista, «como um bom samaritano», oferece às pessoas carenciadas «a atenção e o afeto que são tão necessários para os seres humanos como as necessidades materiais». Para saber mais, clicar AQUI.


Barry Jenkins divide o seu filme em três partes: infância, adolescência e vida adulta. Com uma banda sonora enérgica e uma escala de cores ensolaradas, o realizador recusa reforçar a miséria que vai mostrar. Sugere a violência das situações sem as carregar, e a câmara é sempre pudica nos momentos delicados. Pouco se verá do brilho de Miami e todas as personagens são pessoas de cor: naqueles territórios os brancos não existem... Os planos são cuidadosamente compostos para dizer sem conversa a inquietude constante que reina na casa, na escola, na rua. Para saber mais, clicar AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário