"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























quinta-feira, 10 de outubro de 2013

CINEMA: "Blue Jasmine"...

... para hoje, "Dia Mundial da Saúde Mental"

Com o seu sentido de humor bem próprio, aliando sarcasmo e inteligência, Woody Allen há muito que nos habituou também a olhar de forma crítica, por vezes pouco caridosa, para os alicerces da relação entre o real e o imaginado na sociedade: os conceitos de felicidade que a sustentam ou destroem, o peso da aparência, a legitimidade do sonho ou da ambição. Dois significativos retratos psicológicos de uma sociedade contemporânea real, não limitada ao contexto americano em que formalmente se inscreve, dolorosamente real no caso de Jasmine, magnificamente interpretada por Cate Blanchett, põem a cru diferentes modos e perspetivas de vida. Mas sobretudo a condição humana no limite da sua força e debilidade. Um filme bem realizado, sólido e nada leve, com uma história do nosso tempo que mesmo «mascarada» por um aparente simples caso de debilidade psicológica versus saúde mental, encarnado na oposição entre as duas irmãs, nos dá algo de substancial a pensar sobre o livre arbítrio…
Ler mais em:
http://www.snpcultura.org/blue_jasmine.html

Sem comentários:

Enviar um comentário