"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FÉRIAS (d)e VERÃO com MÚSICA (23)

 
Lembrando Leonard Cohen 
“Os a Jigsaw parecem dizer-nos que as mais antigas baladas deveriam voltar para incendiar os nossos dias e as nossas noites, outra vez. Mostrar-nos como há coisas que não se demonstram ou explicam. Dão-se.”
(Luís Quintais)
ajigsaw.net/
ajigsawmusic@gmail.com
myspace.com/ajigsaw
ajigsawmusic.blogspot.com
Considerados pela revista holandesa Heaven Magazine como um dos projectos Indie Folk Americana mais interessantes e originais do continente Europeu, a banda Portuguesa a Jigsaw editou em 2009 o seu mais recente trabalho “Like The Wolf” e em 2010 o “Like The Wolf Uncut”, o sucessor de “Letters From The Boatman” A banda que um dia adoptou o nome da música “Jigsaw You” composta por dEUS, assumiu agora a linguagem do indie Folk e é composta por três multi-instrumentistas. São eles João Rui, Jorri e Susana Ribeiro.
Em 2007, para o álbum conceptual de estreia “Letters From The Boatman”, os a Jigsaw reuniram uma mão cheia de convidados, incluindo alguns dos nomes mais proeminentes do panorama musical português. Este álbum, que se manteve nos tops de rádios nacionais, foi descrito como um dos melhores do ano. Na sequência deste reconhecimento, os a Jigsaw foram considerados uma das revelações de 2007, quer pela sua performance ao vivo, quer pela sua sonoridade.
Já no segundo álbum, decidiram multiplicar-se em vários instrumentos e partilhar com o público um álbum rico e complexo, onde os detalhes anseiam por atenção e fomentam músicas de beleza singular. Like The Wolf 2009(Like The Wolf Uncut 2010) é um retorno ao formato de álbum conceptual onde se destacam dois duetos soberbos entre a americana Becky Lee Walters e Joao Rui. Like The Wolf é descrito como “irresistível”, “obrigatório”, “viciante” e como um dos melhores álbuns do ano. O dueto “Return to Me” recebeu uma menção honrosa (categoria Americana) no prestigiado International Songwriting Competition 2009 com um painel de júri onde se destacavam Tom Waits e Robert Smith.
Ainda em 2010, a banda iniciou a sua “Like The Wolf European Tour”, que os levou a 12 países, como a França, Itália, Espanha, Bélgica, Suíça, Eslovénia, Polónia, Reino Unido, Austria, Alemanha, Espanha, etc. Para além do blog da banda, os a Jigsaw inauguraram um blog dedicado a esta tour no site da Antena 3. O videoclip dedicado a “Red Pony” (o primeiro single do álbum Like The Wolf) foi revelado no mesmo site.
No inicio de 2011, a banda conimbricense a Jigsaw regressou ao estúdio para a preparação do seu terceiro álbum: Drunken Sailors & Happy Pirates é o aguardado registo de originais deste trio-instrumentista já conhecido pelos seus álbuns conceptuais, onde a simbiose entre literatura e música se aproxima da perfeição. Este trabalho contém as participações especiais do contrabaixista Gito Lima (The Soaked Lamb) no tema “The Last Waltz” e um belíssimo dueto com a escocesa Tracy Vandal (Tiguana Bibles) na canção “Lovely Vessel”.
Com data de edição a 1 de Novembro de 2011, o primeiro avanço do álbum é o single “The Strangest Friend” cujo vídeo teve estreia exclusiva no dia 24 de Outubro de 2011 em simultâneo nas rádios Nacionais de Espanha e Portugal Radio 3 (RTVE) e Antena 3 (RDP).

Sem comentários:

Enviar um comentário