"Porquê?" & "Para quê?"

Impõe-se-me, como autor do blogue, dar uma explicação, ainda que breve, do "porquê" e do "para quê" da sua criação. O título já por si diz alguma coisa, mas não o suficiente. E será a partir dele, título, que construirei esse "suficiente". Vamos a isso! Assim:
Dito de dizer, escrever, noticiar, informar, motivar, explicar, divulgar, partilhar, denunciar, tudo aquilo que tenho e penso merecer sê-lo. Feito de fazer, actuar, concretizar, agir, reunir, construir. Um pressupõe e implica, necessariamente, o outro - «de palavras está o mundo cheio». Se muitos & bons discursos ditos, mas poucas ou nenhumas acções que tornem o mundo, um lugar, no mínimo, suportável para se viver, «olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço», então nada feito!!!

«Para bom entendedor meia palavra basta» - meu dito meu feito, palavras e motivo.





























segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FÉRIAS (d)e VERÃO com um convite à LEITURA (20)

Charles Dickens em Portugal
Num lugar e num tempo em que a escassez dos incentivos à leitura parece desmentir a apregoada intenção de promover as qualificações da população em todas as faixas etárias, a comemoração de efemérides culturais pode oferecer o ensejo de colaboração entre as instituições que, de modos diferenciados mas convergentes, contam, entre os seus objetivos programáticos, a missão de conservar, investigar e difundir o património simbólico da cultura literária (inter)nacional.
Assim, na sequência de iniciativas anteriores, tendentes a estudar a receção entre nós da obra dos autores anglófonos Mark Twain e Edgar Allen Poe, o Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa apresentou à Biblioteca Nacional de Portugal um projeto de trabalho que visava comemorar o segundo centenário do nascimento do ficcionista oitocentista inglês Charles Dickens (1812-1870), através da montagem de uma exposição de documentos biblio-iconográficos, relacionados com o seu acolhimento no contexto editorial português desde 1839 até aos nossos dias. (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário